As pulgas nos Cães e nos Gatos

Os vossos animais de companhia estão expostos a numerosos parasitas internos e externos. Entre os parasitas externos, as pulgas são os mais frequentes. As pulgas presentes no cão e no gato são parasitas hématophages que picam para se alimentar do sangue do vosso animal.  


Depois de se alimentar a pulga injeta uma pequena quantidade de saliva que pode desencadear alergias importantes em animais mais sensíveis. Em caso de comichões no vosso animal, as pulgas podem não ser visíveis mas os seus dejetos estão normalmente presentes: apresentam-se sob a forma de amontoados enegrecidos na base dos pelos, e mais frequentemente na base das costas . O ciclo de vida de uma pulga compreende o estado adulto. 


A pulga depois de um refeição de sangue pode por centenas de ovos durante vários dias . Os ovos dispersos no vosso ambiente ( parquets ; alcatifas , etc…) dão de seguida lugar ao nascimento de larvas que depois se transformam em seres adultos.


A luta contra as pulgas compreende duas vertentes:

1. uma luta contra os parasitas presentes no vosso animal
- com a ajuda de sprays ou aerossol apropriados
- com a ajuda de pipetas
– o conteúdo é depositado sobre a pele do animal. O produto inseticida vai de seguida dispersar-se no conjunto do corpo do animal. A proteção é então eficaz durante um mês.
- com a ajuda de coleiras que, quando de qualidade, garantem uma proteção mais duradoura.

- com a ajuda de comprimidos que permitem a esterilização ou mesmo morte da pulga evitando futuras infestações do vosso animal.

2. uma luta contra os parasitas presentes no vosso ambiente
- com a ajuda de sprays: pulverizando o interior da vossa habitação.