A Catarata

A catarata é uma doença que afeta olho do cão (e mais raramente do gato). O cristalino, que é uma espécie de lente que permite colocar a imagem ao nível da retina, sofre então modificações.


Com efeito, a catarata corresponde a uma opacificação do cristalino que deve em condições normais permanecer transparente.
Os sintomas que vos devem fazer suspeitar de uma catarata são:

- Uma alteração no olhar do vosso animal em que um olho parece ter menos brilho ou apresentar-se mesmo opaco.

- Uma mudança de comportamento com dificuldades de se deslocar sobretudo quando a luminosidade é mais fraca. O animal torna-se então mais calmo e fica por vezes prostrado por falta de capacidades visuais suficientes.


As causas mais comuns de cataratas são a idade (surgem mais frequentemente aos 7 -8 anos), mas também certas afeções como a diabetes.


O vosso veterinário tem condições para diagnosticar uma eventual catarata e de determinar a respetiva gravidade. Segundo o grau de evolução da catarata e a situação global do olho , tratamentos médicos ou cirúrgicos podem vos ser propostos. A catarata não é necessariamente uma fatalidade e em certos casos, o tratamento pode permitir ao animal recuperar a visão.
Em caso de redução de visão ou de modificação da cor dum olho do vosso animal não hesite em nos contatar.